É verdade, os painéis solares podem produzir menos energia em dias nublados como você já imaginava, mas ainda assim o uso de energia solar fotovoltaica é extremamente popular e uma fonte eficaz de energia mesmo em cidades que possuem clima variável.
Por quê?
Parte da resposta é que as nuvens não são realmente o obstáculo que parecem ser. Muitas pessoas pensam que os painéis solares funcionam melhor em regiões ensolaradas com poucas ou nenhumas nuvens. Isso não é bem verdade. Os painéis solares produzem energia convertendo a luz solar em corrente contínua e, em seguida, um inversor transforma isso em corrente alternada, que é o tipo de energia que a maioria das casas funciona.
Dias nublados criam uma queda de energia estimada de cerca de 10 a 25 por cento do que você vê em um dia ensolarado. Mas o clima é instável. Às vezes, as nuvens podem até mesmo melhorar o desempenho dos painéis solares refletindo ou ampliando a luz solar.
Mais importante, mesmo os painéis solares convencionais geram energia com a luz do sol filtrando através de um céu nublado, e os painéis atuais cada vez mais eficientes realmente brilham nesses momentos.
Fatores econômicos e não apenas climáticos ajudam a explicar por que as pessoas em regiões nubladas adoram a energia solar. O maior impulsionador da popularidade da energia solar em qualquer região é o custo da eletricidade, não a quantidade de luz solar que a área recebe. É por isso que muitas das maiores cidades ao redor do mundo, mesmo em países com muito clima frio e invernal possuem tanto quanto ou até mais sistemas instalados que as regiões mais quentes do Brasil.
Instaladores solares qualificados sabem como projetar seu sistema para minimizar quaisquer problemas de sombreamento, seja de nuvens ou árvores próximas e se busca um projeto com qualidade e geração garantida, conte com a NPF Solar!