Listar os muitos benefícios da energia solar para as empresas e comércios é fácil, mas quantificar seu valor pode ser mais desafiador. O impacto no valor da propriedade é um excelente exemplo. Embora seja provável que um edifício equipado com painéis solares de alta qualidade para propriedades comerciais seja mais valioso do que uma instalação que depende de energia gerada por combustível fóssil, determinar exatamente quanto mais valioso pode ser complicado.
Se o aumento do valor da propriedade é um fator importante para sua empresa justificar o custo dos painéis solares comerciais, este artigo pode ajudar.
Para começar, vamos dar uma olhada rápida em instalações solares residenciais não comerciais. Um estudo realizado nos EUA indicou que casas com painéis solares são vendidas por 4,1% a mais do que casas comparáveis sem eles. Embora alguns relatórios indiquem uma correlação semelhante para avaliações de propriedades comerciais, não foram realizados estudos suficientes para verificar resultados comparáveis para locais comerciais. Ainda assim, a conclusão geral é aparente: a adição de energia solar tem o potencial de aumentar o preço de venda de uma propriedade.
O impacto específico da energia solar no valor da propriedade comercial depende em grande parte da resposta a cada uma das seguintes perguntas:
A organização que instala a energia solar é proprietária do edifício/propriedade do projeto?
Como se poderia esperar, o maior valor agregado potencial ocorre quando a organização que adota a energia solar comercial é proprietária do local e do equipamento solar que está sendo instalado. A compra direta do equipamento solar comercial dá aos proprietários acesso a quaisquer possíveis incentivos fiscais, despesas de energia reduzidas e potencial para reivindicar créditos de energia renovável (assim como a capacidade de promover os atributos verdes de seu sistema solar). O aumento do valor da propriedade comercial também faz parte dessa lista de benefícios.
Como uma propriedade alugada oferece os benefícios da energia solar comercial?
Muitas organizações alugam suas instalações comerciais, mas isso não significa que não possam se beneficiar também. A maioria dos custos do imóvel (por exemplo, seguro, imposto predial, serviços públicos) é paga pelo locatário (ou flui para ele na forma de aluguel mais alto). A instalação de energia solar comercial poderia reduzir os custos de energia que o locatário teria que pagar – e permitir que eles se beneficiassem da percepção pública positiva por ter energia solar em seu local.
Qual é o valor agregado para os proprietários que fornecem energia solar para os inquilinos?
Aqui estão alguns benefícios que os locatários podem trazer ao tentar convencer um proprietário a instalar energia solar comercial:
Os inquilinos que desfrutam de contas de eletricidade mais baixas podem ficar mais satisfeitos e dispostos a ficar mais tempo, reduzindo o tempo e as despesas de encontrar novos inquilinos.
Acordos de locação solar podem ser transferidos para novos inquilinos se o locatário original sair, tornando a propriedade mais atraente para potenciais locatários comerciais.
As propriedades com instalação solar também podem se beneficiar do número crescente de organizações que levam mais a sério a responsabilidade social corporativa.
Existem benefícios “mais suaves” da energia solar que, em última análise, têm um impacto indireto no valor da propriedade?
Outra consideração menos óbvia, mas também importante é o fato de que poucas coisas refletem mais a “consciência ambiental”, a “responsabilidade social” e um “pensamento ecologicamente correto” do que uma empresa com paineis solares visíveis a todos. Além de melhorar a imagem da empresa, um sistema solar comercial oferece todos os benefícios e economia de custos de se tornar uma “empresa verde”, ao mesmo tempo em que atualiza a aparência física de um edifício. Em geral, propriedades com melhor aparência geram valores de propriedade maiores.
Em resumo, ao avaliar as vantagens e desvantagens da energia solar comercial, o valor da propriedade é algo que deve ser sempre levado em consideração.